No último fim de semana, no município de Vilhena, estiveram reunidos membros da Executiva Estadual do PT, juntamente com a direção local, filiados e simpatizantes.
A reunião foi promovida pelo diretório de Vilhena, a convite do presidente Wesller Nascimento, com o objetivo de apresentar a necessidade de discussão de pautas relacionadas às três secretarias, ora representadas, que também compõem o partido.
A companheira Alyne Mayra, secretária de formação do PT em Rondônia, disse da importância de se criarem as agendas de formação, trabalhando em consonância com o PT Nacional, por conta do aumento na procura de informações por novos filiados e filiadas, que nos últimos tempos vem aumentando exponencialmente. Disse ainda, que o Partido dos Trabalhadores possui material produzido específico para a realização desse trabalho, que pode ser utilizado para filiados, ou ainda, como formação política para a sociedade em geral.
A secretária de mulheres, professora Fabíola Ocampo, falou de como as pautas relativas à secretaria de mulheres atravessam várias questões, como por exemplo, a organização para os pleitos eleitorais, a partir do fechamento do Estatuto das Federações que ainda está sendo discutido em âmbito nacional e que necessitam de paridade entre os gêneros de postulantes a cargos. Falou também sobre a formação política disponibilizada pelo PT Nacional, denominada Nova Primavera, disponível aqui, https://www.enfpt.org.br/inscricao/nova-primavera-2023/ com uma abordagem Freireana, e com o objetivo de formar Educadores e Educadoras Militantes que vão organizar os Núcleos de Vivência, Estudo e Lutas nos territórios e as etapas zonais e municipais da Conferência Nacional de Formação. também disponível para membros do partido e sociedade em geral.
Já a companheira Gabriela Reis, secretária LGBT do Partido dos Trabalhadores, disse da importância da integração das pessoas nas atividades elaboradas pelo PT. Que assumiu a pasta por ver a necessidade de movimentação das discussões concernentes, já que, antes de sua entrada, não havia ninguém à frente. Disse também, da elaboração de uma agenda propositiva de reuniões de acolhimento, lembrando que o mês de maio é o da visibilidade LGBT, tendo sido o último dia 17 o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, com o objetivo de coordenar eventos que aumentem a conscientização sobre as violações dos direitos LGBT. Falou ainda, da importância dessas questões serem inseridas por meio de políticas públicas nas discussões do PPA (Plano Plurianual), que está em elaboração.
O presidente municipal do PT agradeceu a disposição das secretárias em realizarem a viagem no fim de semana e se reunirem junto aos participantes, destacando a atenção ao diretório de Vilhena.
Aproveitou a oportunidade para convidá-las para um encontro organizado pelo Coletivo DIVHA (Diversidade em Vilhena), realizado no auditório da Unir, com o tema Desafios da Luta LGBTQIAP+ em Rondônia, com a troca de experiências sobre os desafios de ser LGBT no Estado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário