VISITAS

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Cláudia de Jesus solicita investimentos em educação no território indígena Karitiana

 


Deputada solicita medidas urgentes para escola na aldeia Bom Samaritano.

Com objetivo de assegurar os direitos dos povos indígenas, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), solicitou do governo de Rondônia e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que ofereça investimentos em escolas públicas da aldeia Bom Samaritano, distante 100 quilômetros de Porto Velho, no território indígena do povo Karitiana.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nyj Nyj' i existem problemas como a falta de merenda escolar e melhores condições para garantir educação dos estudantes indígenas. Segundo os moradores, seis alunos de cinco famílias decidiram deixar a escola devido à ausência de professores e à precariedade da merenda escolar. "Não podemos permitir que nossas crianças indígenas sejam privadas do acesso à educação. Estamos trabalhando para resolver essa situação e garantir um futuro melhor nos territórios dos povos originários”, disse a deputada.

O problema mais grave é que as aulas foram interrompidas há algumas semanas, restando apenas uma professora na aldeia. Para continuarem seus estudos, alguns alunos enfrentam uma jornada árdua: uma caminhada de 16 quilômetros até a aldeia central, onde fica a Escola Estadual de Ensino Fundamental Kiowa. Durante esse trajeto, estão expostos a riscos de encontros com animais selvagens e às condições climáticas adversas, que danificam seus materiais escolares. A liderança indígena da aldeia Bom Samaritano está determinada a garantir o acesso à educação para seus jovens. Eles pedem do poder público transporte escolar para aumentar a segurança dos estudantes durante o trajeto até a aldeia central. No entanto, a prioridade é a disponibilização de professores na escola Nyj Nyj' i, visando evitar que os alunos tenham que se deslocar até a aldeia central. A aldeia tem aproximadamente 30 moradores.

Cristiane Abreu - Assessoria parlamentar


Nenhum comentário: